Em 2020 a estrutura remota de trabalho tem crescido e se popularizado, mas sabemos que o famoso home office não é pra todos. Nem todas as pessoas conseguem se concentrar quando estão em casa, e talvez o motivo seja não conseguir conciliar seu lar entre um espaço de conforto e um espaço de trabalho. Na contra mão disso, nem todas as empresas têm estrutura e dinheiro suficientes para optar por um escritório convencional que demanda aluguel adiantado, contratos anuais, compra de móveis, estabilidade de internet e despesas com a limpeza. A verdade é que muitas dessas empresas estão apenas começando. Para contrapor esses dois estilos de trabalho, e talvez para agir como mediador entre os eles, as estruturas de coworking estão se popularizando cada vez mais. A prática já conquistou seu lugar em países como Estados Unidos e Inglaterra, e no Brasil até pouco tempo se limitava aos grandes centros. Essa porém não é mais uma realidade. Um coworking, em síntese, é um espaço de trabalho compartilhado no qual você divide o “ escritório” com outras empresas e até mesmo com outros profissionais autônomos. A divisão disso pode ser feita por mesas ou até mesmo salas. Além disso, em alguns planos estão inclusos benefícios como endereço fiscal e endereço comercial. Por ser um modelo novo de negócio, pode surgir em todo caso, dúvidas em relação ao custo benefício de deixar de trabalhar de pijama ou de ter um espaço só seu. Pensando nisso, fizemos uma lista de prós e contras para que você decida por si mesmo.
Vantagens e desvantagens de um coworking
Se o que você busca é economia, pode apostar que essa é a sua melhor opção. Segundo estudos, por “abrir mão” de ter um espaço só pra você e sua equipe, você pode economizar de R$ 116.000,00 e R$ 127.000,00 por ano. Um valor considerável para o orçamento da sua empresa. Ainda mais quando se está começando. E já que a pauta é dinheiro, é impossível deixar de citar que a preocupação com a mobília do lugar, os custos com contratação, manutenção de internet, impressoras e eletrodomésticos não serão suas. Você e seu time só precisarão chegar, se acomodar e começar a trabalhar. Isso sem citar a climatização e conforto do ambiente que pode decisiva para produtividade de todos. E se você ainda tem dúvidas, podemos citar quatro motivos pelo quais compensa trabalhar num espaço de coworking:
1 – Você pode aumentar suas vendas
Uma das vantagens do coworking é uma rede de conhecimento, ou networking. Saindo da casa você conquista a possibilidade de conseguir novos clientes. Quando se trabalha por home office, é infinitamente mais difícil para conhecer pessoas novas.
2 – Ambientes bonitos ajudam a criatividade
A rotina e espaço de trabalho afetam a criatividade, o que você pode não exercitar tanto se você está sempre dentro de casa. Trabalhar em um lugar bonito e moderno pode impulsionar o seu pensamento criativo e espaços de coworking tendem a ser muito bem projetados com boa iluminação e esquemas de cores atraentes justamente com essa finalidade.
3 – Produtividade compensa o custo extra
Um espaço de coworking pode ser sim um custo extra se você trabalha de casa, no entanto, se você se torna mais produtivo você, muito provavelmente, terá mais dinheiro para investir em você e em sua carreira. Quando se soma o tempo todo de procrastinação em casa, é possível mensurar por base o quanto de dinheiro se perde. Estar em um ambiente de trabalho te motiva a ser mais disciplinado quanto a isso.
4 – Profissionalismo
Trabalhar de home office pode até mais mais econômico, mas alugando um espaço ou uma sala em um coworking você garante um ambiente profissional para atender seus clientes e até fazer suas videochamadas. Além disso, você pode contar com os serviços de endereço fiscal, que é necessário em alguns casos de abertura de empresa. É possível entender que um coworking não tira, de modo algum a sua flexibilidade de horário, ou possibilidade de trabalhar em equipe no caso de empresas com colaboradores. E nem mesmo é feito apenas para “trabalhos da nova geração”. É um espaço perfeito inclusive para contadores, advogados, psicólogos e dentistas por exemplo. Isso porque, como já citado, alguns destes espaços funcionam com divisão de salas e não comprometem em nada a acústica do ambiente. Além disso, é uma opção barata para quem está começando no mercado de trabalho e precisa de um espaço para atender seus clientes. Como por exemplo: clínicas de estética, arquitetos, esteticistas e agências de marketing e propaganda. Os espaços de coworkings existem para todas as profissões e são uma maneira rentável de oferecer credibilidade e conforto aos seus clientes e colaboradores.