Nosso Blog

Tendência de negócios para 2022 – Saiba no que investir

Redatores da Smart

Redatores da Smart

A pandemia mudou o mundo, e disso ninguém mais tem dúvida. Seja para melhor ou para pior, o nosso modo de viver se modificou e isso consequentemente afetou todo o mercado. Em quase dois anos de distanciamento, o nosso jeito de comprar e de se comportar enquanto consumidor com certeza não é o mesmo de 2019.

Com as coisas começando a voltar à normalidade, o que mais tem tirado o sono de pequenos, médios e até mesmo de grandes empreendedores, é a preocupação de como vai ser o ano de 2022. O que vai continuar? O que vai voltar a ser como antes? Em que é seguro investir?

Para responder todas essas perguntas, a Smart decidiu ir a fundo na pesquisa das tendências de mercado para 2022.

Bora lá?

Por que é tão preocupante o empreendedorismo em 2022?

Se tudo correr bem, como esperamos que corra, 2022 será o primeiro ano pós pandemia em todo o mundo. É importante porque depois de dois anos isolados, não se sabe ao certo qual será o padrão de comportamento dos consumidores.

Até poucas semanas atrás – sim, semanas – todas as nossas atividades eram majoritariamente feitas através de uma tela. Trabalho, estudo, reuniões de amigos e até mesmo aniversários eram feitos de forma remota e digital. É inocência pensar que podemos passar uma borracha em tudo o que aconteceu e voltar a empreender do mesmo jeito que fazíamos em 2019.

O próximo ano será decisivo para entender como as empresas deverão ser dirigidas para continuarem andando no caminho do sucesso. Por tanto, sem mais delongas, vamos à nossa Smart Lista de tendências.

Home Office

A primeira tendência, que já provou seu valor e mostrou que veio para ficar, é o Home Office. Este sistema de trabalho remoto que a maioria das pessoas precisaram aderir em março de 2020 já estava em movimento quando a quarentena chegou. Tudo o que o distanciamento fez foi acelerar sua consolidação. E sim, isso vai continuar em 2022.

Além de ser economicamente mais viável para os empreendedores, deixa os colaboradores muito mais confortáveis para trabalhar, o que acaba aumentando o seu rendimento. E é claro que agora as pessoas não precisam necessariamente trabalhar de casa. Existem espaços de coworking, como a Smart, que podem ajudar a aumentar ainda mais os resultados.

Geração de Conteúdo

O seu público com certeza ficou mais exigente quanto ao que a sua marca oferece para ele durante este dois anos, e isso não é uma pergunta. Com a explosão da internet e dos criadores de conteúdo, os consumidores se acostumaram a receber muito mais do que propagandas monótonas na TV.

Com a pandemia, e o fenômeno do TikTok, as famosas publis revolucionaram ainda mais o jeito de fazer publicidade junto do marketing de conteúdo. Hoje em dia, para chamar atenção dos seus consumidores, é preciso gerar valor, produzir algum tipo de conteúdo que seja útil em sua rotina. Seja com um pequeno vídeo com dicas de como usar o seu produto ou em um carrossel de fotos mostrando os benefícios do seu serviço, a sua marca precisa gerar interesse.

Investir nisso vai ser uma das suas maiores sacadas de 2022.

Empreendedorismo Sustentável 

Pode ter a ver com o medo do mundo acabar, mas os consumidores agora estão com a ecologia e o futuro da natureza em nosso planeta.  A preocupação com o meio ambiente e a biodiversidade agora tem um impacto gigantesco em suas atividades e decisões de compras, por isso, investir em empreendedorismo sustentável pode te destacar dos concorrentes em 2022.

O maior exemplo de empresa sustentável que temos hoje no Brasil é a Natura, mas você não precisa ter o orçamento deles para começar a pensar em formas ecologicamente sustentáveis de dirigir a sua empresa, basta algumas mudanças básicas no início, como a diminuição do uso de plástico no seu estabelecimento.

Ensino EAD

O ensino EAD te permite assistir agora uma aula que está sendo dada no Japão, e você pode usar isso a favor da sua marca de diversas maneiras. Lembra que falamos logo acima da Geração de Conteúdos? Que tal unir essas duas tendências e fazer palestras que tire dúvidas dos seus consumidores sobre o território de marca no qual você se encontra.

Dessa forma, é mais provável que eles se lembrem de você quando o momento da compra chegar.

Mundo Digital 

Nós nos acostumamos em viver no mundo virtual, por tanto, investir em ações digitais para melhorar ou mesmo automatizar os seus processos é uma boa ideia. Um ótimo exemplo disso são as plataformas de Delivery, que tal investir em uma para o seu negócio? Dessa forma você deixa a sua empresa mais moderna, mais rápida e muito mais atrativa para o público.

Outro exemplo bem legal é a telemedicina. Com a impossibilidade de ter contato direto, as consultas e idas ao médicos foram substituídas. Hoje em dia já existem plataformas onlines onde médicos podem atender os seus pacientes de forma remota, tornando tudo mais seguro, rápido e prático.

 Para profissionais da saúde em geral, como psicólogos, é importante entender que essa é uma realidade que aos poucos vai tomando espaço em nossas vidas 

Lembrando sempre que antes de aderir a qualquer uma dessas tendências, é interessante que você as estude e perceba se elas valem a pena para o seu negócio e se no seu plano de marca eles trazem algum benefício. Se a resposta for sim, você já sabe o que fazer, não é?

E claro que você sempre pode contar com as nossas de serviço, ou estações de trabalho compartilhadas, para dar hiperfoco nos seus projetos e levar a sua empresa ao próximo nível de sucesso. 

Share on whatsapp
WhatsApp
O que você espera para 2022 enquanto empreendedor? Conheça as maiores tendências e saiba no que investir.
Atendimento
(18) 99152-0357
Segunda – Sexta: 8h – 18h

admsmartcoworking@gmail.com

Pagamentos