Nosso Blog

O que faz um contador consultor?

Redatores da Smart

Redatores da Smart

Para muitas pessoas não existe diferença entre um contador consultor e um “contador comum”. Isso porque, erroneamente, costuma-se acreditar que ambos tenham a mesma função e apenas trabalhem de forma diferente. Isso acontece porque pouco se fala no Brasil sobre qual é realmente o papel de um contador.

Levando em conta que mais da metade dos empreendedores brasileiros são donos de negócios de pequeno e médio porte, é aceitável atender que muitos destes só contratam um escritório de contabilidade quando as coisas não vão bem e existem incêndios a serem apagados. E talvez, por essa falta de informação, não entendam que apesar de parecida  são funções diferentes 

O maior diferencial de um contador consultor é que ele faz bem mais do que apenas lidar com a rotina fiscal de uma empresa. Ele é na verdade, responsável por analisar estrategicamente os dados da organização e acaba contribuindo para a tomada de decisões mais assertivas dos gestores.

Como ele faz isso? Com base em informações, como movimentações, registros e demonstrações da própria organização. Além de tudo, o contador consultor contribui para a redução de custos e de falhas nos processos contábeis, atua de maneira preventiva e traça estratégias de desenvolvimento e crescimento das empresas.

Quais as diferenças entre um contador consultor e um contador comum?

Antes de tudo, se faz necessário deixar claro a semelhança entre eles: em ambos os casos, é preciso cursar a faculdade de ciências contábeis e realmente aprender com ela tudo o que se precisa fazer para atuar no setor financeiro de uma empresa.

Como já dito antes, um contador consultor é a pessoa responsável por atuar significativamente no crescimento de uma organização. Ele orienta os gestores sobre como agir: onde investir e onde cortar gastos, onde compensa se esforçar e onde não adianta insistir. 

O contador, por sua vez, é responsável por toda a gestão financeira de um negócio, coisas que já não competem ao consultor. Como por exemplo, fluxo de caixa ou salário de funcionários. Ele recebe, organiza e contabiliza informações pertinentes a este setor.

Como se tornar um contador consultor?

Para começar , é necessário  muita prática e experiência. A ideia é ir além do básico, de processos operacionais e burocráticos. Entretanto é preciso saber fazer isso tudo, faz parte da prática e da experiência. 

Isso porque é somente quando os processos burocráticos estão prontos é que começa a parte de interpretação e estratégia. Não vai adiantar nada pular as etapas.É muito importante também conhecer as ferramentas de tecnologia disponíveis no mercado e saber quando e como usar cada uma.

É necessário também buscar especializações, tanto para aprender as funções de um consultor como para dominar as ferramentas de tecnologia que te ajudarão nesse processo. Não é de um dia para a noite que se torna um contador consultor. Invista em cursos e em pós-graduações, vá à palestras, leia sobre o tema  e esteja sempre antenado à novidades

Outra coisa muito importante é sempre contar com um local de trabalho tranquilo, que te permita concentração e calma. Nisso, a Smart Coworking pode te ajudar. Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato e solicitar uma visita a uma de nossas unidades.

Acesse o nosso site, ou mande um whatsapp!

 

ADD_THIS_TEXT

Share on whatsapp
WhatsApp
Atendimento
(18) 99152-0357
Segunda – Sexta: 8h – 18h

admsmartcoworking@gmail.com

Pagamentos