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Conheça as principais métricas para startups e como aplicá-las

Redatores da Smart

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Empreender no Brasil não é fácil, isso é de conhecimento geral. Para startups então, a coisa tende a ser um pouco mais difícil. Isso porque, segundo estudos, é bem comum uma entre quatro startups não conseguirem se manter por sequer um ano. Estendendo um pouco a contagem, é provável que em quatro anos apenas metade das empresas fundadas neste ano resistam.

O objetivo, no entanto, não é desanimar e sim chamar a atenção para alguns pontos que precisam ser estudados e trabalhados com cuidado, além de começar a entender também algumas métricas do ramo. Isso vai te ajudar a se preparar para possíveis crises e com certeza, te acompanhar pelos anos que a sua startup tem pela frente.

Antes de te apresentar quais são estas métricas, precisamos te dar algumas dicas que vão, com toda certeza, ajudar o seu projeto a começar o caminho em busca do sucesso. Você precisa se atentar sobretudo a três pontos principais: sócios, localização e capital.

Sócios – Em tese, quanto menos sócios você tiver, melhor. É muito mais lucrativo ter investidores se a pauta da sociedade for dinheiro. Falando de trabalho, um ambiente corporativo tende a não dar muito certo com muitas pessoas comandando e com opiniões diferentes. Não tenha sócios por ter. Tenha apenas se eles agregarem algo ao seu negócio.

Localização – Para quem está começando uma startup, centros de coworking, incubadoras ou parques tecnológicos são uma base muito necessária. Quando se está começando, usar muito dinheiro para montar um escritório tradicional pode ser como colocar uma corda no pescoço.

Capital – Investir uma grande quantidade de dinheiro em uma startup antes dela começar a faturar, ao contrário do que se pensa, diminui a possibilidade de sucesso. É essencial primeiro entender o mercado onde está se inserindo para saber como e quando investir, seguindo um plano de negócios bem estruturado.

Algumas Métricas Importantes Para Startups

MRR

Monthly Recurring Revenue, ou traduzindo, Receita Mensal Recorrente. Essa métrica te ajuda a ter uma melhor noção de quanto você vai conseguir faturar nos próximos meses, medindo o quanto sua empresa consegue ter de receita mensal.

Quando se trata de uma startup SAAS (Software As A Service) ele é muito utilizado e para calcular não se conta os serviços pontuais que a empresa presta, como matrícula ou adesão. 

Churn

É usado para saber a quantidade de clientes que cancelaram o seu serviço. É normalmente  calculado por um número percentual durante um mês. Te ajuda a perceber erros ou lacunas no seu serviço e a trabalhá-los. No entanto, obviamente quanto menor esse número, melhor.

CAC

Essa sigla significa Custo de Aquisição de Cliente. Para crescer, as startups precisam destinar parte dos seus investimentos em marketing e vendas. E supondo que você invista um certo valor nessa área, é preciso que os clientes adquiridos por meio desses investimentos paguem, pelo menos, essa quantia.

São considerados investimentos em marketing e vendas: campanhas online no Google Adwords, no Facebook Ads, salários dos profissionais ligados diretamente na aquisição de clientes e softwares que fazem a gestão disso.

Burn Rate

Startups têm um período inicial em que as receitas não cobrem os custos da operação. Ou seja, por um período, a empresa vai trabalhar “no vermelho” e isso é totalmente comum. O burn rate é a métrica usada para definir valores gastos acima da receita. Quando isso acontecer, é hora de recorrer a um investidor que financie a operação até que se possa caminhar sozinho.

Break Even Point

O Break Even Point é o momento em que a empresa já não precisa mais de recursos externos ou investidores. Quando ela começa a  se bancar sozinha e atinge o equilíbrio entre as receitas e despesas, ou seja, é o contrário do burn rate.

NPS

Net Promoter Score, ou NPS, é um indicador que mede o quanto o seu cliente está satisfeito com o serviço que sua empresa presta. Para saber disso, se faz uma pesquisa com eles perguntando qual a probabilidade de eles indicarem seu serviço para um amigo ou conhecido.  Normalmente, a pergunta é feita em uma escala de 1 a 10.

Agora que você já entende todas as métricas, e sabe como começar a sua startup, está na hora de colocar a mão na massa. Coloque em prática tudo o que leu por aqui e inicie o seu caminho em direção ao sucesso. E é claro, conte com a Smart Coworking para isso.

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