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Brand Equity: saiba como fortalecer o seu negócio

Redatores da Smart

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Ao ler o título deste artigo você provavelmente se perguntou o que é Brand Equity. Pois bem, fortalecer o seu negócio é o que você almeja e trabalha para alcançar, certo? 

Brand Equity é justamente sobre essa soma de esforços que você faz hoje para que a sua marca seja bem sucedida no futuro. 

E para alcançar  o sucesso você precisa fortalecer a sua marca no mercado, mas com a concorrência cada vez maior, deixar o seu negócio mais forte pode não ser tão fácil quanto parece. 

Sendo assim, como fazer o cliente se afeiçoar à sua marca e escolher a sua e não as outras ? Como se diferenciar quando vendem um mesmo produto ou serviço ?

Ficando no texto, além de entender o que é o Brand Equity, você vai ter a resposta de todas essas perguntas e vai saber como usar isso ao seu favor.

O que é Brand Equity ?

Brand Equity é mais um termo em inglês, usado frequentemente no marketing  para se referir a força da marca agregado ao produto ou serviço. Quando traduzido significa  “valor de marca”.

O valor da marca é tudo aquilo que ela representa e vale em seu mercado e como isso é percebido pelos seus clientes.

Resumindo, o Brand Equity, se refere ao valor somado ao produto ou serviço que a marca conquistou no mercado.

Mas como exatamente se  agrega valor a  uma marca?  Para te responder isso, separamos algumas outras perguntas chaves que vão te ajudar a entender por si só como isso funciona:

Quem é você ?

Primeiramente você precisa pensar e refletir nessa pergunta para divulgar a sua perspectiva como pessoa ou empresa, pois uma pessoa se relaciona com histórias de outras pessoas. 

Então vamos começar essa reflexão respondendo;  o que te inspirou ao abrir sua empresa ? Em qual momento ela se encaixou na sua vida ? Onde ela se encaixa na vida de outras pessoas ? O que você espera alcançar com ela ?

Compreender e responder de forma clara e autêntica a essas perguntas fará que seus futuros clientes possam ter  essa imagem que você idealizou.

Dessa forma, a interação com seu público se torna muito mais fácil e você começa a ser lembrado por eles.

No entanto; você precisa ser visto para ser lembrado e para isso, o melhor a se fazer é um planejamento de conteúdo que una os assuntos que o seu público consome,  uma linha de comunicação estruturada e definir um tom de voz  que fará  com que seus consumidores associam a marca com o nome da empresa toda vez que você lançar um produto ou postar conteúdo na internet.

Outra ação importante é estudar e pensar em um logotipo que transmita quem a sua empresa é também. Para isso é sempre importante contar com a ajuda de um profissional.

E para que sua marca seja lembrada, é preciso que haja constância em seu conteúdo, só assim fará conhecido no mercado e por parte dos clientes e se a marca possui uma imagem positiva terá maiores chances de satisfazer as expectativas dos consumidores e preferência na decisão de compra será garantida.

O que você é ?

O que sua empresa faz ? Como você passa sua imagem ? O que o consumidor pensa sobre você ?

Essa sequência de perguntas é para trazer uma reflexão. Você cumpre com o que promete? Que tipo de empresa é a sua? O que você vende?  da sua empresa e a percepção que o cliente cria da sua marca precisam estar alinhadas,  E para isso, você precisa entender o que exatamente você é.

De acordo com a maneira como você divulga seus produtos ou serviços, uma associação de sentimentos é criada por parte dos consumidores toda vez que eles veem sua marca. 

Quer um exemplo claro da importância desse tópico? Podemos citar marcas Nike, Apple, Coca -Cola, que sabem exatamente o que entregam, para quem entregam e como entregam. 

Na prática, quando a marca se torna forte no mercado, ela tem liberdade para tomar decisões e também para atribuir um valor financeiro maior aos seus produtos. É a lei da oferta e demanda,  

Quer outro exemplo? O preço no mercado de uma camiseta, ou de um computador, ou ainda de uma garrafa de refrigerante varia muito e acrescentado a estampa dessas empresas citadas o valor pode triplicar.

E se você perguntar para os consumidores dessas marcas, se um dia eles pensam em parar de consumir, vai ver que são fiéis e não trocam por outras. Muitas vezes nem pesquisam outros preços, já que a experiência com elas é sempre positiva

Ficou claro agora o que é Brand Equity e como a marca consegue agregar valor a seus produtos ? 

Por isso é importante investir seus  esforços em manter participação ativa no mercado para ganhar afeto do seu cliente e por consequência alcançar lucratividade.

Como se relaciona com cliente?

Quando percebe que sua marca está bem trabalhada é quando as pessoas estão fazendo o marketing boca a boca ou dando feedback positivo em seus canais de comunicação o que você faz?

A corrida para conquistar e fidelizar clientes são as somatórias de boas experiências de quando seus consumidores se deparam com seu serviço ou produto. 

Para isso, olhe para o seu atendimento ao cliente e certifique que ele está alinhado com a comunicação e todas as etapas dentro da sua empresa.

Fazer uma pesquisa de satisfação vai te ajudar nisso e ainda permitirá inovar nas soluções e tomadas de decisões. Fazer uma avaliação com a concorrência te trará ideias para que cada vez mais atenda a necessidade do cliente e que também acerte no diferencial de como abordá-lo. 

Comece hoje mesmo

Uma imagem positiva de sua marca despertará sempre o desejo de consumo nas pessoas; pois a percepção de como o cliente vê a sua marca é o mais importante

Reavalie hoje mesmo os esforços que trabalha para sua empresa e análise se atende às expectativas dos consumidores. É essa percepção que trará o fortalecimento de brand equity.

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