Nosso Blog

Metaverso – Como essa tendência pode afetar o seu negócio

Redatores da Smart

Redatores da Smart

Em 1980, Nel Stephenson citou, pela primeira vez no livro Snow Crash, o termo metaverso. No segundo semestre de 2021 o Facebook anunciou o objetivo de se tornar uma empresa metaverso, ou seja, o projeto pretende criar um ambiente virtual, imersivo e em 3D unindo as redes sociais (Facebook, WhatsApp e Instagram) e realidades mistas (AR e VR).

O universo virtual não será apenas um, mas sim vários universos virtuais e de diversas companhias – os usuários poderão replicar e redefinir cenários inteiros, além de objetos e até experiências. Basicamente vamos poder reproduzir todas as características da nossa vida real com uma vida digital, através da realidade virtual.

Não temos dúvidas do avanço da tecnologia nos últimos anos e, quando Mark Zuckerberg divulgou o objetivo de se tornar uma empresa metaverso – em até cinco anos – sendo capaz de promover diversas conexões humanas mais completa e de possibilidades no ambiente social e corporativo, verificamos que esta poderá ser mais uma oportunidade com uma gama enorme de possibilidades para os consumidores.

Como o metaverso impacta o seu negócio?

Precisamos falar sobre, provavelmente, a pergunta mais difícil de responder com precisão: como o metaverso impacta o seu negócio?

Atualmente, a internet nos trouxe múltiplas formas de realizar negócios e não nos parece exagerado imaginar que o metaverso terá um efeito parecido. Muito provavelmente, o metaverso deve alterar a nossa vida off-line, impactar direta – ou indiretamente – fortemente as empresas, e como o futuro não é previsível, nada melhor que antecipar e se preparar para todas essas mudanças do que com a modernização da tecnologia participando da economia digital de forma sustentável, segura e com o foco na experiência que satisfaça o consumidor.

Varejo e e-commerce

Sabe aquelas lojas que permitem experimentar óculos, acessórios ou mesmo roupa em seus sites? De certa forma, isso já é o metaverso presente no nosso dia a dia e uma boa oportunidade de experiência diferenciada e facilitadora para o consumidor. Os profissionais da área de marketing e comunicação devem estar atentos a essa nova realidade para não ficar para trás e ter prejuízos.

Empresas de tecnologia de realidade virtual

O metaverso já é algo esperado há um bom tempo para essas empresas, as oportunidades nas áreas da educação, e-commerce, showrooms, peças publicitárias, consumo e aprendizado são portas para projetos, eventos e treinamentos para empresas com tecnologia de realidade virtual e realidade aumentada. 

Numa primeira fase, é provável que as novas tecnologias de realidade virtual sejam voltadas para empresas – devido ao elevado valor de financiamento de projetos – e futuramente deverá ocorrer uma expansão para o público.

Uso futuro

O metaverso permitirá que as experiências nas lojas sejam ainda mais interativas sendo as compras não só de produtos físicos, mas também de artigos digitais, como algum adereço para os seus avatares. O comércio de bens digitais promete uma maior sobreposição de todos os aspectos da nossa vida digital. 

Educação

Com o aumento do EAD e a necessidade de ultrapassar as barreiras de relacionamento entre estudantes e professores, o metaverso permitirá nos aproximarmos do ambiente da sala de aula dos alunos por meio da Inteligência Artificial e da realidade aumentada para criar uma experiência enriquecedora e quebrar a barreira da distância.

O futuro começa aqui 

Por mais que o termo metaverso tenha explodido com o pronunciamento do Mark Zuckerberg, a sua realidade não está tão distante do hoje. A realidade aumentada, os digital twins bem como os NFTs já fazem parte do nosso dia a dia.

Sabemos que o investimento em tecnologia pode ter retorno de curto, médio ou longo prazo e a hora para se preparar para o metaverso chegou.

Este é o momento para planejar e implementar recursos tecnológicos de migração do seu negócio para a alternativa do metaverso.

Para mais conteúdos como esse, acompanhe as redes sociais da Smart Coworking.

[REDES SOCIAIS]

Share on whatsapp
WhatsApp
Afinal, o que é o metaverso? Confira como essa tendência poderá afetar os seus negócios e quais os impactos na relação com os consumidores.
Atendimento
(18) 99152-0357
Segunda – Sexta: 8h – 18h

admsmartcoworking@gmail.com

Pagamentos