Você com toda certeza já deixou de começar um projeto que mudaria a sua vida por medo de não ser bom o suficiente. No mundo do empreendedorismo é muito comum ver empresas estagnadas no mesmo ponto por receio de crescer. O nome disso é crença limitante e pode acabar com o seu negócio.
O que são crenças limitantes?
Alguns filósofos e psicólogos afirmam que nascemos como uma tela em branco, e que conforme vamos crescendo e nos relacionando com pessoas descobrimos nossos gostos, talentos e habilidades. No entanto, é assim também que desenvolvemos as nossas crenças limitantes.
Como o próprio nome diz, não são nada mais do que uma verdade absoluta presa à nossa cabeça, e que nos faz ter certeza de que não somos capazes, competentes ou bons o suficientes para determinada tarefa. Para empreendedores isso é muito perigoso, já que o que nos limita, nos impede de mudar o mundo.
Neste post, vamos explicar um pouco sobre quais são as crenças limitantes mais comuns no perfil de um empreendedor e como aquilo pode impedir que ele dê o pontapé inicial para criar sua própria empresa. Mas lembre-se, nem só os iniciantes são parados pelo medo, se você é experiente e recusa projetos por medo de não dar conta, continue lendo.
Não tenho cabeça para isso
Neste contexto, a palavra cabeça pode ser entendida como talento. É essa certeza de que não se tem o que é preciso para começar que impede as pessoas de crescerem profissionalmente. No entanto, é certo que o ser humano é adaptável e que o brasileiro, ainda por cima, sempre dá um jeito de se reinventar.
Esse é o talento necessário para começar a empreender. Se você sabe cozinhar divinamente e pensa em começar a vender quentinhas, pode muito bem montar um restaurante bem sucedido daqui uns anos. Então, talvez todos nós tenhamos “cabeça para isso”, basta dar o primeiro passo.
Não sou um vendedor
Essa é a segunda crença limitante mais comum. Seja por vergonha, medo de exposição ou de críticas, a maioria das pessoas acredita que não sabe vender e que é melhor nem tentar. Mas, se pararmos para pensar, o vendedor não é aquele que oferece produtos, e sim soluções e nós fazemos isso diariamente ao longo da vida.
Vender é sobre ajudar pessoas e você pode fazer isso com a sua empresa.
Não sei por onde começar
Essa frase pode impedir muitas pessoas de começar a realizar o sonho de um negócio próprio. Mas tudo é feito com planejamento, a arma secreta de qualquer empreendedor. Se você traçar os seus objetivos e as metas que precisa bater para alcançá-lo, tudo fica muito mais fácil.
Procure um nicho de mercado que te satisfaça, para que o seu trabalho não se torne um sacrifício. Depois, estude o campo em que você quer atuar, quais são os problemas sem solução e que você poderia resolver?
Como superar?
Tudo bem, agora você já sabe que elas existem e quais são as principais crenças limitantes no mundo do empreendedorismo. Mas como superá-las? Tudo é uma questão de entender os seus bloqueios e superá-los. Para que isso aconteça, temos algumas dicas que devem se tornar um hábito da sua rotina.
Pense sobre o assunto de forma racional. Será que você realmente não consegue fazer determinada coisa? Será que aquela pessoa realmente não vai gostar dos seus produtos? Você nunca vai saber sem tentar, por isso, busque sempre arriscar e não se deixar levar pela emoção, afinal de contas, você pode muito bem estar errado.
Outra dica bem importante é mudar os seus hábitos. Nossas crenças estão diretamente ligadas ao modo que vivemos, e por isso, mudar os ares pode fazer muito bem. Frequente novos lugares, conheça outras pessoas, viaje, escreva, leia e consuma coisas, vivências e experiências diferentes.
O importante é se sobrepor a essas crenças e superá-las para garantir o seu crescimento e o do seu negócio. Empreender é não se deixar prender pelo medo e sair da zona de conforto.
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Até mais!