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Dicionário do empreendedor: 10 termos que você precisa conhecer.

Redatores da Smart

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O empreendedorismo no Brasil, apesar de tudo, vem se expandindo gradativamente. E com isso, cada vez mais pessoas entram para esse mundo de palavras estrangeiras com significados complicados e aventuras comerciais. Por isso trouxemos hoje um dicionário dos principais termos do empreendedorismo que você precisa conhecer se quiser se dar bem no mercado e nas reuniões.

Como sabemos, gerir o próprio negócio não é uma tarefa simples. Não basta ter uma ideia inovadora  para ter um  negócio que dê certo. Isso exige do empreendedor muitas responsabilidades, garra, persistência e conhecimentos multidisciplinares que podem parecer confusos e difíceis de entender, como os termos do nosso dicionário, mas assim como eles, são conceitos aplicáveis no dia a dia e, portanto, fáceis de assimilar com o tempo.

Dicionário do empreendedor

1. Break-even

Break-even em tradução para o português significa “ponto de equilíbrio”. No mundo do empreendedorismo isso equivale à fase em que os custos de uma empresa equivalem às receitas. Ou seja, quando o lucro foi zero, mas também foi zero o prejuízo.  É a partir deste ponto que o investidor deixa de ter prejuízo e começa a equilibrar o capital investido.

Em outras palavras, é um indicador de como andam as finanças da empresa, muito importante para  entender a viabilidade de um negócio.

2. Budget

Em tradução, o termo significa “orçamento”. E no contexto empresarial, está relacionado ao orçamento periódico de uma empresa. Ou seja, os gastos, receitas e projeções de um negócio. É considerado um plano estratégico e financeiro. 

Através dele é possível estabelecer os planos de vendas e produção com uma boa previsão das finanças no período abordado, que geralmente equivale a um ano.

3. B2B / B2C

Business to business (B2B) e Business to customer (B2C) são conceitos que se relacionam e não podem, de forma alguma, ficar de fora do dicionário do empreendedor. Mas embora parecidos, e até certo ponto relacionados, são coisas absolutamente diferentes.

B2B é utilizado para conceituar o negócio feito entre duas empresas, em que não há a participação do cliente final e  B2C é o negócio entre uma empresa e o consumidor final.

4. Core business

Core business pode ser conceituado como o ponto central de um negócio, ou o  ponto forte da empresa que é trabalhado de maneira mais estratégica. É este conceito que define qual o foco será da empresa dentro do mercado. 

Como exemplo, podemos citar a Adidas,que investe em outros produtos, mas tem seu foco na produção e fabricação de tênis de alta performance

5. Coworking

Em base, Coworking é um espaço compartilhado por várias empresas ou profissionais de diversos ramos e já é considerado uma tendência, com centenas de unidades assim espalhadas pelo país. É uma nova maneira de repensar os locais de trabalho, bastante utilizado por profissionais autônomos que desejam um ambiente mais neutro que o home office ou mais cômodo que locais públicos.

Traz diversos benefícios como a possibilidade de troca de experiências, conhecimentos e aumento do networking 

6. Follow-up

Follow-up significa  “acompanhar”. Colocando isto dentro do contexto empresarial, pode- se entender pela técnica de acompanhar e avaliar uma tarefa anteriormente realizada. Por exemplo, no setor de compras de uma empresa, é representado com o acompanhamento do funcionário sobre o prazo de entrega de um produto, por exemplo.

7. MVP

MVP é a sigla para Minimum Viable Product, o que traduzindo significa “produto mínimo viável”. Define qual o coeficiente mínimo para a viabilidade de determinado produto. A técnica é bastante utilizada no mundo empresarial, e consiste em lançar um produto com investimentos mínimos a fim de se verificar a a viabilidade no mercado, para depois  investir verdadeiramente nele.

8. Pitch

Pitch pode ser uma das ferramentas que mais assustam um  novato no mundo empreendedor. É considerado um momento único e extremamente importante para o crescimento do negócio e trata-se de uma apresentação curta de seu negócio, com a finalidade de atrair e convencer novos investidores e clientes.

Ele deve ser curto (entre 3 e 5 minutos) e precisa conter apenas informações relevantes ou com capacidade de persuadir o investidor ou cliente em potencial.

9. ROI

ROI (Return on Investment) significa “retorno sobre investimento” e, de maneira simplificada, é o percentual de retorno do investimento realizado. Em outras palavras, é usado para saber se o  dinheiro  aplicado foi ganho ou perdido.  

10. Venture Capital

A expressão está ligada ao capital de risco de uma empresa, os investimentos em fase inicial do empreendimento. Investimentos feitos em empresas iniciantes, mas que possuem boas expectativas de crescimento. No geral os investidores passam a ter direito de atuação nestas empresas uma vez que também possuem interesse no sucesso do novo empreendimento.

O mundo empresarial e empreendedor está repleto de termos que podem parecer complicados mas que, ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, não são nenhum bicho de sete cabeças. Com o nosso dicionário  você vai perceber que  a realização e planejamento de tarefas relacionadas ao seu negócio ficarão muito mais fáceis!

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