O famoso ditado “depois da tempestade, vem a calmaria” se prova verdadeiro em momentos como esse que vivemos. A realidade é que durante as dificuldades que todos enfrentamos nos dois últimos anos, nos tornamos mais fortes e versáteis, porque brasileiro de verdade sempre arruma um jeito de conseguir dar a volta por cima.
Assim sendo, é de se esperar que depois de um ano movimentado como o que tivemos, algumas coisas sejam levadas de aprendizado para o resto da vida. Em 2021 o comércio passou por diversas mudanças e isso com certeza deixa uma bagagem enorme de novas experiências para empreendedores de todo o mercado.
E foi pensando sobre o que podemos levar de bom de toda essa mudança, que decidimos fazer uma lista de aprendizados que podem servir para a sua vida e para o seu negócio em 2022:
1 – Inovar é necessário
Esse talvez seja o aprendizado mais importante para qualquer empreendedor no ano de 2021. O cenário pandêmico que vivemos neste ano e no anterior fez com que os donos de negócios saíssem da zona de conforto e começassem a inovar para se manterem ativos no mercado.
O crescimento de atendimentos digitais e o aumento no investimento em marketing é uma consequência óbvia, mais do que esperada, mas as coisas não pararam por aí. Novas formas de trabalhar, como o home office, foram adotadas e as empresas começaram a olhar mais para fora da caixa.
2 – Parcerias podem dar certo
É visível a quantidade de marcas que precisaram se juntar e aliar seus serviços e produtos durante a pandemia e isso deve ser levado na bagagem de todo empreendedor. Nem todo mundo é seu concorrente, algumas empresas podem ser parceiras e vocês podem triplicar o faturamento juntas.
Um exemplo bem claro é a quantidade de restaurantes e lanchonetes que se aliaram a plataformas de delivery durante a pandemia. Esses estabelecimentos podiam muito bem escolher continuar sozinhos e fazer suas próprias entregas, como acontecia antes da existência do aplicativo.
O problema é que essas plataformas mudaram a forma de pedir comida, e grande parte dos consumidores continua a preferir a praticidade que oferecem. Logo, unir o útil ao agradável foi necessário para continuar existindo e provou que parcerias podem sim dar certo e que devem ser consideradas ao longo do crescimento de uma empresa.
3 – Faça planos para longo e curto prazo
Se existe algo que 2021 nos ensinou é que não temos controle do futuro, tudo pode mudar em um piscar de olhos. Por isso, uma prática a ser levada em consideração é fazer seus planos considerando intervalos mais curtos. Por exemplo, se você costuma planejar os próximos passos da empresa de forma semestral ou anual, talvez esteja na hora de reduzir isso.
Pensar a longo prazo é sim muito importante, mas para te poupar da sua frustração e também para se preparar para imprevistos, é interessante ter em mente diversos cenários. Além disso, desacelerar e criar estratégias trimestrais ou até mesmo mensais pode simplificar a dinâmica de metas, resultados e avaliações.
Dessa forma é possível enxergar muito mais rápido o que funciona e o que não funciona para a sua empresa.
4 – Tenha um planejamento financeiro
Ter um pé de meia foi o que ajudou muitas pessoas a começar a empreender e a continuar empreendendo durante esse ano. Na maioria dos casos, o grande responsável por isso é o planejamento financeiro que ajuda a ter dinheiro nos cofres para emergências, como pandemias mundiais que mudam a forma de viver da população.
Isso não quer dizer que você precisa parar de investir e se tornar mão de vaca. Assim você pode acabar atrasando o seu crescimento. Estamos falando aqui de economizar como e quando a situação permitir, manter o fluxo de caixa ainda é muito importante. Por isso é que o planejamento financeiro é necessário, com ele você consegue fazer as duas coisas.
5 – Cuide da experiência do cliente
O cliente deve estar sempre no topo das suas prioridades, isso quer dizer que toda a sua estratégia deve ser traçada visando oferecer a melhor experiência para o consumidor em todo tipo de contato que ele tiver com a sua marca: desde o conhecimento do produto ou serviço, passando pelo atendimento, venda e pós-venda.
Anotou tudo? Então é hora de colocar todo esse aprendizado em prática e ver a sua empresa crescer em 2022. E para mais dicas como essas, assine a nossa newsletter e siga as nossas redes sociais