Os empreendedores modernos têm entendido cada vez mais a importância de um bom atendimento ao cliente. Afinal de contas, se não existe consumidor, não existe empresa, não é? É esse canal de atendimento que conecta o negócio e o cliente, e define o prazo de validade do relacionamento.
Embora esse assunto seja muito abordado nos dias atuais, sua importância sempre existiu. O que mudou é que no século XXI os clientes têm se tornado cada vez mais exigentes e as empresas precisam se moldar a essa – não tão nova – realidade para que continuem existindo e faturando.
Dessa forma, a maioria dos empreendedores tem se preocupado em inovar e melhorar continuamente nesse setor, já que não basta ser apenas gentil e simpático. É muito importante oferecer um atendimento humanizado e garantir uma boa experiência em qualquer contato que se tenha com o consumidor.
O que é atendimento ao cliente?
Ao ouvir essa expressão, muitas pessoas podem automaticamente pensar no SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) mas o atendimento ao cliente como abordamos aqui é muito mais complexo do que uma simples demanda de solicitações, dúvidas e reclamações dos consumidores.
Na verdade é a base de sustentação de qualquer empreendimento e engloba todo o suporte oferecido ao consumidor durante sua jornada de compra e depois dela, passando pela prospecção e terminando no pós vendas. Ou seja, em qualquer ponto de contato com o consumidor.
Focando em proporcionar uma experiência única a cada cliente, fica muito mais fácil fidelizar e reter o seu público, o que significa crescer cada vez mais e com uma base bem estruturada e sólida de consumidores fiéis.
Por que é importante investir?
Como dissemos logo mais acima, ele funciona como um canal direto de ligação entre a empresa e o cliente, garantindo a sua satisfação, de modo que a empresa cumpra sua missão de entregar valor às pessoas. Ou seja, é uma das áreas mais importantes de toda a estrutura empresarial.
E nesse setor que os feedbacks são ouvidos, que as necessidades do seu público são expostas e a partir disso você consegue traçar seus próximos passos, garantindo um planejamento muito mais assertivo e eficaz para o crescimento da sua empresa.
Atendimento ao cliente x relacionamento com o cliente
É importante frisar, para que não haja dúvidas, que essas duas áreas não são a mesma coisa. Trata-se de atividades complementares e que, com sua devida importância, devem fazer parte de qualquer estratégia de negócio.
Vamos às dicas?
A gente sabe, você quer saber das dicas! Mas como você iria colocar elas em prática sem realmente saber o que é atendimento ao cliente?
Lembrando que elas podem ser usadas em diferentes momentos da prospecção e do relacionamento com o cliente, e que devem ser adotadas por toda a equipe. Isso garante que o cliente seja bem atendido em toda e qualquer tentativa de contato, independente de estar falando com o dono ou com o setor comercial.
1 – Responda a solicitações e chamados
A primeira dica talvez seja a mais importante. E quando dissemos que você precisa responder a todas as solicitações, são todas mesmo. Assim que se recebe um chamado, deve ser bem clara na mente do cliente as a determinação em resolver o problema, seja ele qual for.
Não tente adivinhar o que ele quer e nem se apressar para resolver a qualquer custo. Isso pode deixar as coisas mais difíceis. Tente praticar a escuta ativa, entenda realmente do que se trata a demanda e tenha certeza de como pode ajudá-lo antes de oferecer a solução. A pressa não vai te levar a lugar nenhum.
Uma ótima tática para garantir isso é repetir, em outras palavras, o que ele disse. Assim você garante que entendeu realmente o problema e consegue resolver de verdade.
2 – Alinhe a linguagem
Como dissemos acima, o cliente precisa se sentir bem assistido em qualquer setor que esteja. Por isso, a linguagem deve ser alinhada com toda a sua equipe. Dessa maneira os clientes conseguem enxergar a empresa de forma única e entender que é bem quisto de verdade, e não só da boca para fora.
A gente sabe que cada um tem um jeito diferente de falar, mas o que realmente importa é a humanização do contato. Assim você consegue com que seus clientes tenham confiança na sua empresa.
3 – Atenda as reclamações
Não tenha medo de admitir erros e pedir desculpas, mesmo que o deslize em questão não tenha sido seu. É importante para o cliente entender que vocês estão lado a lado na intenção de entender e resolver o problema, o que não deixa de ser verdade não é?
O que acontece em situações como essa é que o cliente fica nervoso, então é sua responsabilidade manter a calma. Experimente falar mais baixo, para que ela entenda que ânimos exaltados não vão ajudar em nada. Lembre-se que reclamações sempre vão existir e procure usar esse feedback negativo para melhorar cada vez mais.
4 – Cultive o relacionamento
Pense além da venda e tenha sempre em mente que conquistar um cliente é mais caro do que manter um. Por isso é importante investir em manter um relacionamento. Aproveite todas as oportunidades e problemas que ele pode trazer para fazer a sua empresa ser reconhecida no mercado.
E faça com que eles se lembrem de você mesmo depois de comprar e que voltem quando outra demanda surgir. Uma ótima maneira de manter esse contato é investir em email marketing, redes sociais e inbound marketing.
5 – Entregue valor nas alterações
Por último, mas não menos importante, a dica é fazer com que algo perdure de todo o processo de atendimento. Em toda e qualquer oportunidade, lembre-se de deixar claro para o cliente que a empresa traz algo de especial. Isso vai fazer ele passar a confiar e voltar cada vez mais vezes.
E aí, vai colocar as nossas dicas em prática? Então conta pra gente o resultado lá nas redes sociais e tenha muito mais informações como essas.
Até mais.