Escritório Virtual

Nosso Blog

Espaços de coworking – As 5 dúvidas mais frequentes

Redatores da Smart

Redatores da Smart

Os espaços de coworking chegaram no Brasil há alguns anos, por volta de 2007 se formos precisos. No entanto, foi apenas quase dez anos mais tarde que eles se tornaram uma tendência no país e isso fez com que  muitas pessoas descobrissem os ambientes de trabalho compartilhado há pouco tempo, deixando uma lacuna muito grande de dúvidas.

De forma bem básica e sucinta, podemos diferenciar um escritório tradicional de espaços de coworking por serem mais modernos e pensados não só para o bom desempenho das atividades, mas também para criar um diálogo e networking entre as empresas que utilizam o espaço. 

Mas os questionamentos não param aí. Pensando nisso, nós separamos as cinco perguntas mais recorrentes sobre os espaços de trabalho compartilhado. Continue lendo com atenção, se você chegou até aqui é porque também tem algumas dúvidas e grande parte delas pode ser respondida nas próximas linhas.

1 – Quem pode trabalhar num coworking?

Literalmente qualquer pessoa. Muitos tendem a pensar que os coworkings são de uso exclusivo de profissionais de marketing e publicidade, que apenas essa profissão pode ser beneficiada. Não poderiam estar mais enganados.  A verdade é que startups, pequenas, médias e grandes empresas podem desempenhar suas atividades usufruindo do espaço também. 

Se tratando da Smart, nossas salas também acomodam psicólogos, fotógrafos, equipes de contabilidade e autônomos dos mais diversos segmentos no mercado.

 2 – Quais são as opções de ambiente?

Estar num ambiente compartilhado não significa obrigatoriamente compartilhar as estações de trabalho com diversas pessoas desconhecidas. Em algumas unidades são disponibilizadas salas privativas que contam com toda a privacidade e infraestrutura necessárias em profissões como psicologia e odontologia.

Mesmo nas unidades que contam com as famigeradas ilhas de trabalho compartilhadas, existem salas de reunião, salas de treinamento, auditórios e estúdios, por exemplo. Logo, todas as profissões podem atuar dentro de um espaço de trabalho compartilhado. Basta procurar unidades que se encaixem nas suas necessidades.

3 – Como um coworking ajuda o meu negócio?

Mesmo que você não esteja nas estações de trabalho, os espaços de convivência como a cozinha, os refeitórios e recepção são propícios ao network. O conceito desse tipo de negócio é aumentar a sua rede de contatos e assim poder contar com mais pessoas para um momento de necessidade.

No caso de empresas, isso é benéfico porque aumenta também as chances de negócio nos mais diversos segmentos. Além disso, a relação com os outros coworkers pode resultar no compartilhamento de conhecimentos, troca de serviços e desenvolvimento de projetos. Sendo assim, além de economizar, você ainda pode gerar lucro.

4 – Como funciona o contrato?

Isso vai variar de acordo com o coworking. Na grande maioria das unidades o contrato é baseado no período de tempo em que você vai utilizar o espaço. Um dia, uma semana, um mês ou um ano. E a melhor parte é que essa flexibilidade te permite fazer parte do espaço sem se preocupar com burocracias e prazos.

O preço também vai variar de acordo com o lugar, a estrutura e a localização. No entanto, mesmo que você não escolha o coworking mais barato para trabalhar, essa opção ainda é mais rentável do que uma sala privativa ou um aluguel de escritório convencional.

5 – Tem horário fixo para trabalhar? 

Essa é uma das grandes questões que recebemos, e a resposta para ela é não. Geralmente os coworkings funcionam em horário comercial – de segunda a sexta, das 9h às 18h –  mas o horário da sua empresa é você quem faz. E claro, em algumas cidades, dependendo da unidade, podem funcionar 24h, sete dias por semana.

Tenha em mente que um coworking é apenas um local com toda a infraestrutura necessária para que a sua empresa possa funcionar, sem a burocracia exigida em escritórios tradicionais. Na maioria das vezes, você não precisa arcar sequer com materiais como mesas e cadeiras.

Pergunta bônus: por que trabalhar num coworking e não em casa?

Essa talvez seja a mais fácil e você pode saber o motivo lendo as outras cinco respostas. Um coworking é projetado para alto desempenho, para atiçar a  inovação, a criatividade e a colaboração. Além disso, por ser um ambiente completamente climatizado, proporciona o conforto que nem todos tem em casa. 

É certo que o home office tem seus benefícios, afinal de contas, quem não gostaria de andar de pijama o dia todo, sem se sentir culpado por isso? Mas é fato que estar 24h dentro de casa pode afetar o seu desempenho e a sua criatividade. O ser humano é feito para viver em sociedade.

Os coworkings juntam o melhor dos dois mundos. Você ainda tem toda a flexibilidade oferecida pelo home office, e ao mesmo tempo o ambiente corporativo e inspirador que apenas  um escritório proporciona. Além disso, ver  pessoas, conversar e trocar conhecimentos pode ser mais benéfico para sua empresa do que se manter em casa. 

Entre em contato com a nossa equipe e agende uma visita!

Fale pelo whatsapp

Share on whatsapp
WhatsApp
Atendimento
(18) 99152-0357
Segunda – Sexta: 8h – 18h

admsmartcoworking@gmail.com

Pagamentos