Pular para a barra de ferramentas

Nosso Blog

Como a pandemia transformou o mundo do trabalho?

Redatores da Smart

Redatores da Smart

Entenda como a pandemia do Coronavírus está mudando o mundo do trabalho, e a adaptação dos profissionais para desenvolverem o trabalho remoto.

 

Atualmente, o mundo está passando pela conhecida Pandemia do Coronavírus, que impacta diretamente, dentre outros aspectos, no mundo do trabalho.

 

O novo agente do vírus de nome científico nCoV-2019, popularmente conhecido como Covid-19 ou Coronavírus, afeta a saúde dos seres humanos causando infecções respiratórias.

 

Segundo informações do Ministério da Saúde do Brasil, esse vírus já havia sido detectado na década de 1960 como um vírus comum. Porém, atualmente, ocorreu uma variação do vírus que foi inicialmente diagnosticada ao final de dezembro na China, e se espalhou por diversos países, chegando ao Brasil em fevereiro de 2020.

 

A infecção por Coronavírus causa danos variados no organismo dos seres humanos e tem levado muitas pessoas a óbito, não somente pelo contágio com o vírus, mas também pelo colapso nos sistemas de saúde ao redor de todo o mundo.

 

Devido ao grande números de mortos e a impossibilidade dos sistemas de saúde em atender tantas pessoas ao mesmo tempo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou o decreto de quarentena devido à pandemia do Coronavírus.

 

Além do Brasil, muitos outros países ao redor do mundo, dentre eles a Rússia, os Estados Unidos e o Reino Unido, foram castigados pela atual Pandemia, por isso muitos aspectos do cotidiano das pessoas está em transformação, pois é necessário sair de casa o menos possível e evitar o contato com os humanos para evitar ou adiar o contágio.

 

Para saber mais sobre a situação da Pandemia do Coronavírus e quarentena no Brasil clique aqui.

 

O decreto de quarentena suspende algumas atividades comerciais e restringiu outras tantas. Isso causou impacto nas relações de trabalho para os colaboradores, que muitas vezes perderam seus empregos, devido à queda na produção e rendimento das empresas. E também nas empresas que por sua vez, tiveram que se adaptar, nos melhores casos, e realocar os colaboradores para trabalharem remotamente, o chamado home office, ou seja, trabalho remoto.

 

Empresas de informática, call-centers, escolas entre outras mil e uma atividades, tiveram que fechar as portas para evitar aglomerações e encontraram no home office uma forma de permanecer com o atendimento, vendas, suporte e ensino, na segurança de suas casa, durante o isolamento social.

 

Segundo uma matéria publicada no G1, este movimento de trabalho remoto, seleção online e realização de atividades profissionais e de ensino à distância, já estava ocorrendo e, com a pandemia, está sendo consolidado.

 

O mundo como um todo já vêm sofrendo mudanças radicais em suas relações sociais.

 

Desde as grandes descobertas tecnológicas que garantem, por exemplo, encontrar um parceiro em um aplicativo de celular, conversar e saber da vida de parentes distantes e também muitos ramos de trabalho que não dependem de um local físico para existir, bastando somente o acesso à internet para ser realizado.

 

A revista eletrônica Valor ressalta alguns desafios que esta modalidade de trabalho pode trazer, como a transformação com as relações de trabalho, o cuidado com a cybersegurança  e a gestão do capital humano, ou seja, é preciso garantir que o trabalho virtual não irá afetar tanto a produção.

 

Contudo, também é necessário entender que a saúde mental dos colaboradores pode sofrer estresse, devido ao período de adaptação.

 

Quando levamos em conta que cada pessoa é repleta de condições psicológicas, emocionais e físicas particulares, a psicologia nos responde que, sim, todos os seres humanos são influenciados pelo meio em que vivem. No trabalho não seria diferente.

 

Na página virtual de saúde da Conexa Saúde são citados alguns fatores que trazem grande impacto na produtividade conforme o ambiente de trabalho

 

O relacionamentos com outras pessoas, ergonomia, limpeza, barulho e até estéticas, podem atrapalhar a produtividade humana, pois causam desmotivação, bloqueio criativo e estresse demasiado.

 

Com a mudança drástica com as relações de trabalho, a diminuição das demandas e procura por alguns serviços, alguns profissionais, reagiram conforme o movimento necessário de adaptação, ou seja, lojistas passaram a atender também virtualmente, administradores e empresários passaram a fazer reuniões online e professores passaram a ensinar à distância.

 

Alguns outros profissionais, como psicólogos e advogados, que antes alugavam escritórios caros, com a baixa na procura e a necessidade de manter tantas normas de segurança, optaram por adaptar seu atendimento em coworkings já que nem todo trabalho pode ser levado para a casa.

 

Enfim, o que se observa é que apesar das transformações que o mundo do trabalho está passando, o ser humano está fazendo o possível para se adaptar, para aprender e criar. 

 

Por isso, apesar de todos os males que a pandemia trouxe para o mundo, a tecnologia, os espaços colaborativos e a vontade de seguir em frente, corroboram com a ideia de que a habilidade de adaptabilidade, a solidariedade e colaboração entre os seres, será um ótimo caminho para seguir trilhando, mesmo depois do fim da quarentena.

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Atendimento
(18) 99152-0357
Segunda – Sexta: 8h – 18h

admsmartcoworking@gmail.com

Pagamentos